28/09/2013

Cooperação entre Luxemburgo e Cabo Verde "é uma grande história de amor", diz Juncker

À saída do encontro, que durou uma hora, o PR recebeu garantias de que
o arquipélago vai continuar a ser um dos países prioritários da cooperação
luxemburguesa                                                                          Fotos: M. Dias
Cabo Verde vai continuar a ser um dos países prioritários da cooperação luxemburguesa, garantiu Juncker durante a visita ao Luxemburgo do Presidente da República do arquipélago, Jorge Carlos Fonseca. Uma cooperação que o primeiro-ministro luxemburguês considera "uma grande história de amor", disse Juncker a Jorge Carlos Fonseca, durante o encontro que teve com o Presidente da República de Cabo Verde, esta sexta-feira.

O encontro durou uma hora e focou-se sobretudo no Programa Indicativo de Cooperação (PIC) entre o Luxemburgo e Cabo Verde, que se prolonga até 2015, disse Jorge Carlos Fonseca à edição portuguesa do Wort.lu, afirmando que confirmou "a ideia de que Juncker é um grande amigo de Cabo Verde".

“Pareceu-me uma pessoa que conhecia muito bem Cabo Verde, que conhecia em pormenor os programas de cooperação do Luxemburgo, e sobretudo reconfirmei a ideia de que ele é um grande amigo de Cabo Verde. Garantiu-nos que o Luxemburgo irá continuar a apoiar Cabo Verde, seja no apoio na ajuda orçamental ou em projectos como energias renováveis, e que está determinado em fazer da cooperação entre o Luxemburgo e Cabo Verde, como ele disse, uma ‘grande história de amor’”, disse o Presidente da República de Cabo Verde a este jornal.


Jorge Carlos Fonseca e Jean-Claude Juncker deram "aquele abraço" 
As relações de cooperação entre o Luxemburgo e Cabo Verde iniciaram-se no final dos anos 80, tendo os dois países assinado o primeiro Programa Indicativo de Cooperação (PIC) em 2002, durante uma visita de Jean-Claude Juncker ao arquipélago. Desde esse primeiro acordo, que representou um investimento de 33,5 milhões de euros, o montante das ajudas do Grão-Ducado a Cabo Verde não parou de aumentar: o PIC II envolveu 45 milhões de euros, com o PIC actualmente em vigor, que se prolonga até 2015, a rondar os 60 milhões de euros.

Ao final da tarde, durante um encontro com a comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo, Jorge Carlos Fonseca disse que os emigrantes "são os melhores embaixadores de Cabo Verde", e que a boa imagem da diáspora contribui para as "excelentes relações" que o país mantém com o Luxemburgo.  

"Comunidade cabo-verdiana é muito respeitada"

O Presidente da República de Cabo Verde tinha à sua espera uma centena de imigrantes cabo-verdianos no Grão-Ducado, incluindo dirigentes associativos, mas também imigrantes que quiseram conhecê-lo. Caso das irmãs Stéphanie e Arlene Delgado, que nasceram no Luxemburgo, filhas de imigrantes de Santo Antão.

O Comité Spencer ofereceu uma T-shirt com o nome da
associação ao PR. A associação de jovens cabo-verdianos no
Luxemburgo acorreu em peso ao encontro
"Gosto de Cabo Verde e do Luxemburgo, e é bonito ver que os dois países trabalham juntos", disse Stéphanie Delgado, de 21 anos, ao Wort.lu/pt.
No Luxemburgo vivem cerca de nove mil imigrantes de origem cabo-verdiana, segundo a Embaixada de Cabo Verde no Grão-Ducado. Quatro mil têm nacionalidade portuguesa.

"É uma comunidade muito respeitada, e não é por acaso que existe tão boa cooperação entre os dois países", garante Cristina Gonçalves, portuguesa de origem cabo-verdiana a viver há 17 anos no Luxemburgo. A popular animadora da Rádio Latina nasceu em Portugal e nunca esteve em Cabo Verde, mas diz que "mantém as raízes", e fez questão de estar no encontro com Jorge Carlos Fonseca, que se prolongou durante várias horas.

"É importante que o Presidente da República venha ao encontro da comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo: é uma mensagem de que não foram esquecidos", disse, frisando que a visita "reforça também o bom entendimento entre o Luxemburgo e Cabo Verde".

A dificuldade de integração dos alunos cabo-verdianos no sistema escolar luxemburguês foi uma das questões que os emigrantes levantaram no encontro.

A acompanhar a visita estiveram a encarregada de Negócios no
Luxemburgo, Clara Delgado, o secretário de Estado dos Negócios
Estrangeiros, José Luís Rocha, a embaixadora de Cabo Verde em
Bruxelas e o deputado do MpD, Jorge Santos
“A integração dos jovens na escola ainda é difícil, e é mais difícil ainda quando chegam depois dos 11 anos, por causa das línguas. Muitos não têm a possibilidade de estudar e são obrigados a ir para a Bélgica para fugir ao Alemão”, explicou Carisa Delgado Dias, emigrante no Luxemburgo e autora de uma tese de mestrado sobre a integração dos recém-chegados cabo-verdianos no sistema escolar luxemburguês.

O Presidente de Cabo Verde começou na sexta-feira uma visita ao Luxemburgo, Bélgica, Holanda e Itália, visando reforçar as relações com a União Europeia (UE), tendo prevista uma reunião com Durão Barroso e contactos com a comunidade cabo-verdiana nesses países.

Durante a visita, Jorge Carlos Fonseca faz-se acompanhar pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha, pelos embaixadores de Cabo Verde nos países a visitar, e pelo deputado do Movimento para a Democracia (MpD, oposição), Jorge Santos.

Fonte: CONTACTO/PTA

27/09/2013

Projecto do governo cabo-verdiano apoia regresso definitivo a Cabo Verde

Viviane van Hueck, da Organização Mundial das Migracoes,
Nadir Delgado, coordenadora da CAMPO, e Clara Delgado,
Encarregada de Negócios de Cabo Verde no Luxemburgo Foto: Aleida Vieira
A comunidade cabo-verdiana assistiu no domingo, no Centre Sociétaire, na cidade de Luxemburgo, à apresentação do projecto "Reforço das capacidades de Cabo Verde na gestão das Migrações". Este projecto tem origem numa parceria entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde e tem como objectivo o apoio à reintegração económica dos emigrantes cabo-verdianos que desejem regressar a Cabo Verde e aí criar uma empresa ou integrar-se no mercado de trabalho daquele país.

O projecto foi apresentado por Clara Delgado, encarregada de Negócios da Embaixada de Cabo Verde no Luxemburgo, Viviane Van Hoeck, da Organização Mundial das Migrações (OIM), e Nadir Delgado, coordenadora do Centro de Apoio ao Migrante no País de Origem (CAMPO). Muitos foram os cabo-verdianos que compareceram a esta sessão de esclarecimento.

No âmbito da parceria de mobilidade entre Cabo Verde e a UE, o projecto "Reforço das capacidades de Cabo Verde na gestão das Migrações" prevê um apoio económico de cerca de 4.000 euros para os cabo-verdianos emigrantes nos países como Portugal, Holanda, França ou Luxemburgo que queiram regressar ao seu país de origem. Apenas os cabo-verdianos residentes num destes quatro países e que nunca tenham sido alvos de medidas de afastamento de um dos estados membros da EU podem beneficiar deste projecto.

O apoio à criação de uma empresa é feito em quatro fases. Apoio técnico para a criação de uma empresa, ou seja, após a apresentação do seu projecto à OIM ou directamente ao CAMPO, o emigrante irá ser aconselhado por um consultor especializado que analisará o projecto e aconselhará quanto à viabilidade do projecto.

Após a certificação da viabilidade do projecto, o emigrante recebe uma ajuda financeira de cerca de 4.000 mil euros e vai, também, ser acompanhado no lançamento e implementação do seu negócio. Uma formação inerente à sua actividade é também garantida.

Para quem queira regressar ao arquipélago e integrar o mercado de trabalho, a coordenadora do CAMPO informou que "é possível disponibilizar online o CV através da ferramenta PQuE, que irá partilhar o currículo pelas diferentes instituições do país de acordo com a formação e experiência da pessoa", garantiu Nadir Delgado, sublinhando que desta forma a comunicação entre as instituições será garantida.

Nadir Delgado informou ainda que 10 % das pessoas que apresentaram os seus projectos já foram seleccionadas.

O projecto "Reforço das capacidades de Cabo Verde na gestão das Migrações" tem uma duração de 36 meses e o empresário é acompanhado durante o primeiro ano da empresa. Para apresentar um projecto ou simplesmente pedir informações, deve ser enviado um email para campo@campo.com.cv ou ainda consultar a página em linha da CAMPO (www.campo.com.cv).

Fonte: CONTACTO/AV

09/09/2013

Jorge Carlos Fonseca visita Luxemburgo de 26 a 28 de Setembro

O Presidente da República de Cabo Verde, José Carlos Fonseca, vai estar no Luxemburgo entre os dias 26 e 28 de Setembro, com o objectivo principal de visitar a comunidade cabo-verdiana residente no Grão-Ducado.

No dia 27, sexta-feira, a Embaixada de Cabo Verde no Luxemburgo convida a comunidade para um encontro/convívio com o Presidente da República a partir das 17h30, no hotel Parc Belle-Vue (5, Av. Marie-Therese, cidade do Luxemburgo).

02/09/2013

Juventude em Marcha a 14 de Setembro no Luxemburgo

Juventude em Marcha, o grupo teatral mais antigo de Cabo Verde, vai estar no Luxemburgo no dia 14 de Setembro para apresentar a peça "Cabo Verde Terra Sabe" (Cabo Verde terra agradável). O espectáculo vai ter lugar às 19h30, no Kinneksbond, em Mamer.

A encenação conta a história de um casal que chega a uma agência de viagem à procura de um destino de paz e tranquilidade. Na viagem ao estrangeiro, o casal vive momentos inesquecíveis e a conhecida "morabeza" cabo-verdiana.

Fundado a 25 de Março de 1984, o brilhante percurso do grupo Juventude em Marcha conta já com três dezenas de obras que visam a promoção dos valores socioculturais cabo-verdianos e cinco produções audiovisuais: Problemas de Família, Rabo da Bruxa, Dilema, o Preço de um Contrabando e Órfãos do Penedo.

O grupo teatral cabo-verdiano actuou já em Setembro de 2011 no Centro Cultural Tramsschapp, em Limpertsberg, na cidade do Luxemburgo e, no mesmo mês do ano passado, em Florange (França).
O preço da entrada, no local, custa 30 euros, mas os bilhetes podem ser adquiridos em pre-venda, a 25 euros, na Épicerie Créole de Bonnevoie e de Ettelbrück ou através da associação Comité Spencer, que organiza o evento.

Parte dos fundos revertem a favor dos projectos do Comité Spencer para a ajuda ao desenvolvimento em Cabo Verde.

Mais informações na internet (www.comitespencer.lu)