14/07/2013

Cabo-verdianos animaram centro de Ettelbruck

A associação cabo-verdiana Veteranos do Norte organizou no sábado, na Grand-rue, em Ettelbruck, um dia dedicado à cultura cabo-verdiana.



Os moradores e comerciantes do centro de Ettelbruck acordaram no sábado de manhã ao som de batuques exóticos, tribais e bem africanos. A animação musical dava início a um dia dedicado inteiramente à cultura e à comunidade cabo-verdiana na cidade nortenha.

O burgomestre de Ettelbruck Jean-Paul Schaaf e a encarregada de Negócios de Cabo Verde no Luxemburgo, Clara Delgado, foram algumas das individualidades oficiais que passaram pelo evento.

A grande afluência de público deu-se pela tarde, transeuntes que tinham vindo fazer compras ao centro da cidade, mas que depressa se transformaram em espectadores da festa cabo-verdiana atraídos pela animação, pela música e pelos perfumes da gastronomia do arquipélago.

No local, havia ainda vários stands de associações da comunidade cabo-verdiana do norte do país, da comuna de Ettelbruck e do Sindicado Iniciativa, bem como uma exposição com obras de arte, fotografias, têxteis, artesanato de Cabo Verde.

Além do conhecido artista plástico cabo-verdiano residente no Luxemburgo, Nelson Neves, refira-se também a presença do artesão Beto Diogo, que veio expressamente de Cabo Verde expor as suas "sandálias albergas".

Esta foi a primeira vez que um evento destas dimensões e exclusivamente dedicado à cultura cabo-verdiana teve lugar em Ettelbruck.


Fonte: CONTACTO/Félix Andrade - texto e fotos

Sem comentários: