22/05/2013

Edna Semedo e Lionel Évora querem conquistar medalhas para o Luxemburgo

Edna Semedo quer defender o título de campeã do salto
à vara conquistado nos JPEE em 2011 no Liechtenstein
Edna Semedo, no salto à vara, e Lionel Évora Delgado, na estafeta de 4x100 metros, têm como denominador comum vencer medalhas nos Jogos dos Pequenos Estados da Europa.

Os dois atletas de origem cabo-verdiana representam o Luxemburgo e querem inscrever o nome na história da competição.

Edna Semedo, de 22 anos, é a única que participa pela segunda vez nos Jogos dos Pequenos Estados da Europa, enquanto Lionel Évora se estreia na competição.

A atleta, filha de pais cabo-verdianos, mas com nacionalidade luxemburguesa, conquistou a medalha de ouro no salto à vara na última edição dos JPEE, que se realizaram no Liechtenstein, em 2011, atingindo os 3,80m.

Para a jovem saltadora, "ultrapassar os quatro metros e bater o recorde nacional" é um dos seus objectivos, e depois, se possível, "defender o título" que conquistou no Liechtenstein.

"Sei que não vai ser fácil, porque a concorrência é grande, mas vou dar o meu melhor", garante.
Para a campeã nacional Indoor do Grão-Ducado em 2013, "os treinos – cinco vezes por semana – e as últimas competições têm sido muitos importantes para atingir o pico de forma durante os jogos", explica.

"Espero poder estar à altura das minhas responsabilidades", sublinha.

Lionel tem apenas 16 anos
Lionel Évora Delgado vai também representar o Luxemburgo em atletismo, na estafeta de 4x100 metros.

Apesar de ter a nacionalidade portuguesa, o atleta do Fola beneficia do facto de cada país poder integrar na sua comitiva um estrangeiro.

O jovem velocista, recordista nacional dos 60 metros indoor e dos 100 metros na categoria de cadets com o tempo de 11,24 segundos, sente-se bastante feliz por participar pela primeira vez nos Jogos dos Pequenos Estados da Europa.

"Esta competição vai proporcionar-me uma maior visibilidade. Competir com atletas de elite é sempre muito gratificante. Foi com grande alegria que recebi a convocação, porque tinha muitas dúvidas na minha participação", argumenta.

Chegar "ao pódio" com a equipa de 4x100 metros estafetas é o grande objectivo do atleta português, que tem como referências o sprinter francês Jimmy Vicaut, campeão europeu dos 60 metros e Carlos Nascimento, atleta do Benfica, recordista luso dos 100 metros.

Sobre o futuro, o jovem atleta do Fola gostava de participar nas grandes competições, como "os Jogos Olímpicos e os campeonatos da Europa e do Mundo".

Fonte: Contacto/A.Cruz

1 comentário:

Doce Mistura disse...

Força minis, Edna nsta la ta apoiau