02/03/2012

Escuteiros de Santo Afonso de novo em acção por Cabo Verde

Os escuteiros de Santo Afonso e o Comité Spencer vão ajudar cerca de 300 alunos em Cabo Verde

O Agrupamento de Escuteiros de Santo Afonso vai voltar às ruas no próximo fim-de-semana para recolher material escolar para Cabo Verde. O único grupo de escuteiros portugueses no Luxemburgo, pertencente ao Lëtzebuerger Guiden a Scouten, vai estar no Centro Comercial Pall Center, em Oberpallen, no Centre Espace (Match), em Bereldange, e no Match de Ettelbruck já neste sábado, dia 3 de Março.

A campanha de solidariedade teve início a 10 de Dezembro de 2011 e é uma iniciativa da secção dos Pioneiros de Santo Afonso, mas engloba todo o agrupamento.

"Enquanto agrupamento queremos transmitir aos nossos escuteiros a ideia do desenvolvimento da solidariedade", referiu ao CONTACTO a responsável do agrupamento, Dulce Pereira.

A recolha vai servir para ajudar o pólo educativo número 5 de Chã da Silva, concelho de Santa Cruz, na ilha de Santiago.

"A escola que vamos ajudar pertence a uma comunidade agrícola que proporciona ensino gratuito a cerca de 300 alunos, que partilham cinco salas de aula e duas casas de banho. A escola ainda enfrenta enormes dificuldades com material escolar e didáctico", explica Dulce Pereira, que apela à "solidariedade de todos".

"Apelamos às pessoas que façam um pequeno gesto, comprando um lápis, uma caneta ou uma borracha, e deixando esses materiais à saída, para ajudarmos estas crianças a sorrirem. Queremos que a escola se torne um prazer e que cada criança tenha o seu caderno e o seu lápis. É uma forma de contribuirmos decisivamente para o sucesso escolar dessas crianças", diz.

A escolha da escola e o envio dos materiais é da responsabilidade do Comité Spencer, associação sediada no Luxemburgo com quem o agrupamento escutista já trabalhou noutro projecto na ilha de S. Antão.

No final de Abril, o Comité Spencer deverá enviar para Cabo Verde um contentor com o material recolhido e outros materiais recolhidos pela associação junto de algumas comunas no Luxemburgo.
Mas há outros apoios no horizonte. "Lançámos o desafio ao Banco do Luxemburgo e pode ser que nos ajudem a outro nível, com computadores, impressoras e fax", revela Dulce Pereira.

As próximas acções de recolha de material e donativos estão agendadas para 24 de Março e 21 de Abril.
Para além do material, os interessados podem também participar nesta acção através de donativos a fazer por transferência bancária para uma das contas do agrupamento (Banque BCP: LU14 0250 0442 3191 9000; CGD: LU29 3020 0107 9900 1011, ou BCEE: LU88 0019 3055 3931 8000, com a menção Capscout). O montante vai ser todo aplicado na compra de materiais.

Mais informações pelos telefones 621 659 106 ou 621 418 513.
HB

Sem comentários: