02/12/2010

Cooperação luxemburguesa financia 1.ª escola de turismo em Cabo Verde

A primeira Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), financiada em cerca de 8 milhões de euros pela cooperação luxemburguesa, inicia actividade no primeiro trimestre de 2011, garante a directora da instituição.

Fátima Timas indica que a escola, com uma área de 4.743 metros quadrados, situada na Cidade da Praia, está dividida em diversos núcleos, sendo que no primeiro estão as salas de aula teóricas, de informática, sala de professores, biblioteca, zonas técnicas, parque automóvel e pátio. No segundo bloco funciona a pastelaria e padaria, cozinhas, cais de carga e descarga, economato, oficina de manutenção, lavandaria e vestiários para formadores e alunos. No terceiro núcleo situa-se o restaurante e bar de aplicação, a sala de banquetes e outra polivalente, um terraço, com esplanada, e o bar dos alunos.

Em 2011 a escola vai receber cerca de 500 alunos, em que 200 deles estarão em formação inicial, 100 em contínua e 180 em especialização, cursos desenvolvidos para licenciados ou quadros que já trabalham no sector.

Recepção e Governação, Cozinha e Pastelaria e Restaurante e Bar são os cursos a serem abertos. Ainda na área do turismo, mas para uma fase posterior, estão previstos os cursos de Técnico de Agência de Viagens e Turismo e de Guia e Animador Turístico.

A EHTCV abrirá ainda cursos para licenciados em Turismo que queiram fazer formação especializada em áreas como a organização e gestão de eventos e de Pequenas e Médias Empresas (PME) na área da hotelaria, restauração e turismo, e higiene e segurança alimentar.

Fátima Timas adianta que os formadores estão já a ser preparados, tendo o Luxemburgo disponibilizado dois chefes especialistas em cozinha e restaurante.

A escola conta ainda com um corpo docente cabo-verdiano, sendo que dois já estão em formação no Brasil e os restantes nove devem deslocar-se este mês a Portugal, para formação no âmbito de um protocolo com o Instituo do Turismo português.

A cooperação luxemburguesa vai ainda financiar a construção de uma residência estudantil, para que alunos de outras ilhas possam frequentar a escola. A este propósito, a ministra do Trabalho, Família e Solidariedade cabo-verdiana, Madalena Neves, que visitou hoje a escola, salientou que a residência estudantil é uma componente "importante" do projecto, pois vai permitir estendê-lo a todas as ilhas. "É uma escola aberta, que vai estar em todas as ilhas e que vai trabalhar com o sector privado, em função do sector privado. Seja na Boavista, no Sal, no Maio, a escola vai preparar-se para ministrar a formação onde as empresas necessitem dela". Madalena Neves destacou ainda que a escola vai permitir que os serviços ligados ao turismo e hotelaria no país tenham mais qualidade.

Fonte: jornal OJE

1 comentário:

Anónimo disse...

queria fazer um curso de guia turístico.Ajudem-me!(tenho 12ºano em 2010/11,19 anos)