20/11/2010

Carmen Souza na Philarmonie a 10 de Dezembro

É já no dia 10 de Dezembro, sexta-feira, que a nova embaixadora da voz cabo-verdiana, Carmen Souza, vai apresentar na Philarmonie du Luxembourg o seu mais novo álbum – “Protegid” (protegido). O concerto da cantora e guitarrista está marcado para as 20:00, na Salle de Musique de Chambre.

Carmen Souza nasceu em Lisboa (1981) e cresceu num ambiente onde a língua cabo-verdiana, falada em casa pelos pais, se misturava com o português, mas sempre cercada pela maneira de vida cabo-verdiana.
Na adolescência, Carmen Souza cantava profissionalmente num coral Gospel lusófono. Considerando-se uma pessoa altamente espiritual, sempre viu a música como sua missão e um privilégio.
Músicos como Luís Morais, Pas'cal Theo, Ella Fitzgerald, Joe Zawinul, Herbie Hancock, Keith Jarret, Diana Krall, etc., foram a inspiração que a fizeram evoluir na busca de um estilo único e pessoal.

Theo Pas'cal, seu produtor e mentor e um dos melhores baixistas em Portugal, descobriu o seu talento e introduziu Carmen no mundo do Jazz, Fusion e outros sons contemporâneos que marcadamente influenciaram sua formação musical.

Em 2003, começou a trabalhar com Theo sobre composições que seriam incluídas no seu primeiro álbum “Ess ê nha Cabo Verde”, de 2005, criando um novo som que mistura o tradicional africano e ritmos de Cabo Verde como o Batuke, Morna, Djon-Cola e outros, com influências do seu jazz contemporâneo. Uma vibe totalmente intimista e acústica, diferente do tradicional ambiente dos sons festivos cabo-verdianos.

Em 2008, Carmen Souza lança o segundo álbum - “Em "Verdade", que co-produziu, com uma empolgante e vibrante melodia também na língua cabo-verdiana, tendo recebido excelentes críticas da imprensa internacional em todo o mundo.

Reaparece em 2010 com a impressionante "Protegid".
Mais uma vez os dois compositores, Carmen e Theo Pas'cal, apresentam um álbum que traspassa os limites do que constitui a música cabo-verdiana, World Music e Jazz.

A imprensa e o mundo reconhecem que algo novo está a ser desenvolvido na sua música. A World Music Central considera o álbum como "um marco que irá pedir-lhe para abraçar e ao mesmo tempo de repensar tudo o que você sabe e ama sobre os sons de Cabo Verde", NPR diz: "abre uma janela para outro mundo" e The Independent declara: "a voz poética é tão original como a música".
"Protegid" também recebeu uma indicação para o Prémio da Crítica Discográfica Alemã e entrou no WMCE em Abril.
Carmen Souza tem viajado extensivamente em todo o mundo desde 2005 e este ano, ela actua em grandes palcos como o North Sea Jazz Festival (NL), African London Music Festival (Reino Unido) ou o Leverkusen Jazztage Festival (DE), entre outros, chegando agora à Philarmonie do Luxemburgo.

Vão aqui alguns exemplos da performande da nossa artista:
http://www.youtube.com/watch?v=rP8K9_oLixQ

http://www.youtube.com/watch?v=bAAHxPb9lbI&playnext=1&list=PL9C08D08B11305E1F&index=2

Mais dados de interesse em:
http://myspace.com/carmensouza
http://www.youtube.com/carmensouzavideos
HB

Sem comentários: