29/11/2010

Associação Cultura Cabo-verdiana – Luxemburgo revela vertente humanitária

Vera Neves, Tomaz Medina, Nelson Neves,
Exone Lima e Fredy Andrade
A associação Cultura Cabo-verdiana – Luxemburgo (CCL), fundada em 2002, apresentou este fim-de-semana os projectos para 2011, de onde se destaca o lado humanitário, concentrado numa criança cabo-verdiana com problemas de saúde – Valdino Rodrigues.

Nélson Neves, presidente da CCL, aponta os objectivos: “O projecto mais importante, onde vamos concentrar todas as nossas forças vai ser o apoio ao jovem Valdino. Temos também a ideia de participar num torneio em Basileia (Suíça) e, por último, organizar aqui um torneio internacional aberto às outras comunidades, em Junho.”

Sobre o projecto Valdino, Vera Neves, simpatizante da CCL que tem dado a sua colaboração, refere que “Valdino Rodrigues é uma criança com falta de assistência médica, que não teve sorte no nascimento. Além de paralisia dos membros inferiores, tem tido muitos outros problemas.”

De concreto, adianta que “O objectivo era criar um fundo de solidariedade para ajudar esta criança e quando a CCL teve conhecimento eles disseram-me que estariam 100% neste projecto. Temos também a associação francesa Cap Vert Cooperation que já se disponibilizou para assegurar a assistência médica, sendo mais provável que a criança seja operada em França.” Garante ainda que o hospital de Metz já está sensibilizado e preparado para receber Valdino. Lamenta, no entanto, que no Luxemburgo haja mais problemas para receber a criança.

A nível de solidariedade, Vera Neves e CCL notam também dificuldades. “Há pessoas que ajudam, mas ainda não é suficiente para chegar ao ponto onde queremos chegar. Pelo país que é, a solidariedade no Luxemburgo ainda é fraca.”

A 18 de Dezembro, o Café La Station, em Rollingengrung, organiza um baile para obtenção de mais apoios. Vera Neves agradece ainda ao CLAE “que nos tem apoiado em tudo o que é documentação, ao café Velcom, em Schieren, que nos cedeu o espaço para fazermos uma festa, que nos permitiu angariar algo mais”.
Ainda sobre este projecto, a CCL alerta que não faz nenhum peditório porta a porta. Os donativos são feitos através da conta aberta CCL LU54 1111 2017 7010 0000.

A CCL, que ainda não conta com uma sede, tem subsistido graça às quotas dos membros e actividades de angariação de fundos. Actualmente contam com mais de 30 membros activos e, como se vê, vão além do cultural.

De 2002 para cá destacam-se a apresentação da exposição de pintura de Nelson Neves em Diekirch (2002), o apoio no concerto Diekirch goes Hip Hop (2007), o torneio de integração (2008), distribuição de material escolar na ilha de S. Antão (Cabo Verde) -2009 e “La journée de solidarité à travers le foot”, em Maio deste ano.
Nélson Neves pretende ainda, a médio prazo, que a CCL leve alguns jovens cabo-verdianos que nasceram aqui a “conhecer a realidade e dificuldades dos jovens de Cabo Verde“.
Para mais informações: 661 720 911 ou cultura.cabolux@live.fr
HB

Sem comentários: